Translate

domingo, 10 de novembro de 2013

COMO A SOCIEDADE FAZ ME SENTIR COM SUAS ATITUDES DISCRIMINATÓRIA,

Bom dia, hoje domingo, o dia amanheceu um pouco nublado em Curitiba e região metropolitana.
Quero falar com vocês um pouco sobre o preconceito e como me sinto em ter nascido na raça negra.

A polemica em Curitiba e região metropolitana por não aderir ao feriado do dia da consciência negra e mais ainda, na justiça ter justificado sua decisão alegando que o feriado é de cunho religioso, quando diz que os feriados religiosos que o município tem direito por lei já estão preenchidos.

Eu particularmente vejo que no Brasil o racismo é geral, mas camuflado por causa da lei que criminaliza a pratica do mesmo. Eu me sinto privilegiada por Deus em ter nascido na raça negra que traz em sua história a força e a resistência para vencer desafios, e nunca desistir de lutar por seus ideais e seus direitos. 

Por outro lado, estou constantemente sendo discriminada, e o pior, fazem isto em forma de questionamento colocando minha pessoa em cheque o tempo todo, colocando minha dignidade e minha capacidade de trabalho  e minha inteligencia em questionamento, e para mim, é um desrespeito quando uma pessoa diz em auditório apontando o meu trabalho como se eu não tivesse capacidade de fazer.

Fico triste com o fato de não acreditarem em minha capacidade de fazer, sem ao menos me dar uma oportunidade para  fazer, como se eu não soubesse fazer mais  nada além de ser mãe e trabalhar duro de doméstica para ter criado meus três filhos.

Quando isto acontece para mim é como se você tivesse me dizendo: Volta para o tronco negra, rsrsrs é exatamente assim que me sinto!  você só serve para ser ama de leite dos brancos ou coisa parecida. E não venha pra cá que isto é uma questão de meu sentimento, é o que você me diz quando não me dá oportunidade de mostrar o meu potencial, e quando eu peço uma oportunidade, você me deixa claro com seus questionamentos e rejeição ao meu potencial de desenvolvido, como se o tempo todo quisesse me dizer: Quem você pensa que é?

 Você pode não dizer isto em palavras declaradas, mas os seus questionamentos e sua maneira de me criticar me fazem acreditar que é exatamente isto que você está dizendo nas entres linhas.
O que vejo hoje, é o homem branco e fulo, o tempo todo tentando provar para si mesmo que não é racista, mas em suas palavras e sua maneira de lidar com o negro inserido na sociedade, o fazem ter atitudes como  a que estamos vendo em Curitiba agora. 

Quero te fazer uma pergunta: Se voce fosse um pintor e quisesse fazer um quadro para descrever a raça negra como faria? Um escravo amarrado ou um homem negro de sucesso? Pinte este quadro em sua mente como se você fosse o artista. É exatamente isto que vejo:
 Nós não aceitamos o negro como parte de nossa sociedade! Sendo um de nós brancos...Isto não é coisa minha, é o que está acontecendo hoje e acontece todos os dias. Não é diferente dentro do meio evangélico, digo a sociedade em geral.

É assim que eu me sinto!Creio não ser só eu, mas todos os negros. Como diz o Criolo em um de seus rap, vou dizer o que? reclamar pra quem? E, não sou eu que estou vendo coisa, nem aquela conversa que o negro se auto discrimina! Sem essa! A coisa  é real, nós negros passamos  por isto sempre!

Gostaria mesmo que isto não fosse verdade, mas infelizmente é: O que me conforta em meio a tudo isto é saber que Deus nos ama e acredita em nós, em nossa  pessoa, em nosso  trabalho, em nossa criatividade, em nossa inteligencia, em nossa fé. 
Certa vez, uma pessoa me disse: Você tem necessidade de falar, não estamos afim de ouvir sua história, você precisa  contar sua história, mas ninguém quer saber de sua história. 

É, talvez, acho que desde que cheguei aqui na cidade de Fazenda Rio Grande me sinto assim, sem ter oportunidades e todas as oportunidades que conquistei tive que cavar o chão de pedra, como os negros dos meus antepassados tiveram que cavar os buracos para fugir e lutar por suas vidas.

Recentemente passei por um momento constrangedor em que  algumas pessoas me colocaram em descrédito, pessoas que eu acreditava que não fariam isto, foi terrível pra mim. Quando isto acontece a vontade é sumir da terra, entrar em um buraco e me esconder do mundo, mas Deus me diz o tempo todo! EU ACREDITO EM VOCÊ, ACREDITO EM SEU TRABALHO E EM SUA CAPACIDADE E SUA INTELIGENCIA. Isto é tudo! Isso basta para eu levantar a cabeça e continuar, por Deus e para Deus porque ele acredita em nós.

Quero dizer para você que é da raça negra: Criança, adolescente, jovens e adultos.  Acredite em você mesmo, porque Deus acredita em nós, faça por Deus e para Deus todas as coisas, porque só para ele ,tudo valera a pena!

PRONTO FALEI, SINTO ME ALIVIADA...rsrsrsrs SOMOS TODOS IGUAIS E NEM UMA PESSOA TEM NADA A MAIS OU A MENOS QUE A OUTRA! A MELHOR MANEIRA DE TER UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA E MAIS JUSTA É PRATICANDO A JUSTIÇA QUE A BÍBLIA ENSINA! AMAR UNS AOS OUTROS COMO JESUS NOS AMOU...

Nenhum comentário:

Postar um comentário